Este fórum é para troca e recebimento de resumos e resenhas de livros destinados ao estudo da Faculdade de direito, espero que todos possamos nos ajudar mutuamente.

Tags: resumo
05/04/2008 13:36
De: maria de fatima barreiro
IP: 189.32.170.92

Sociologia

Estou precisando com URGÊNCIA de um resumo sôbre o Método Sociológico de Émile Durkheim e sua importância.Sem mais,obrigada.
02/11/2007 14:00
De: mariani
IP: 201.67.244.93

Re: Resumo do Livro O caçador de pipas, com urgência!

Essa é a história de Amir e Hassan, criados no mesmo lar, o primeiro filho de um homem rico e Hassan, filho de empregado da casa, que nasceu com lábio leporino.
A história começa no Afganistão, cidade de Cabul, anos 70.
Hassan era extremamente fiel ao filho do patrão, Amir, covarde, humilhava o amigo de variadas formas, principalmente trocando o significado de palavras, abusando de sua condição educacional e social superior.
O que inflamava os ciúmes de Amir era o contentamento que seu pai sentia do virtuoso Hassan, dotado de comportamentos nobres.
Em 1975, durante o campeonato de pipas local, Amir foi o campeão, era algo que certamente deixaria seu pai satisfeito. Hassan correu atrás da pipa azul, que foi a última a ser cortada, para que Amir levasse a mesma como troféu para casa.
Na busca deparou-se com um inimigo, Assef, garoto rico, que o perseguia, bem como a Amir. Hassan não entregou-lhe a pipa azul e foi violentado, em um beco, pelo mesmo. Amir assistiu a cena e não ajudou o amigo, escondido se manteve.
Sentindo-se culpado, Amir acusou Hassan de roubar presentes que ganhara de aniversário. Hassan confirmou a história para proteger o amigo da fúria do próprio pai, que perdoou Hassan, mas o pai do mesmo decidiu que deviam mudar-se para proteger Hassan das atitudes de Amir.
A União Soviética invadiu o Afeganistão. Amir e seu pai fugiram do país. Foram morar nos EUA e tornaram-se mais próximos devidos aos acontecimentos terríveis que vivenciaram juntos. Amir casou-se com Soraya, tornou-se escritor e, quando seu pai morreu de câncer, estavam em paz.
Amir, em viagem ao Paquistão, ao visitar Rahin Khan, amigo do baba (seu pai), descobre que Hassan era seu irmão, filho do mesmo pai, o que explicava a atenção que o mesmo dispensava-lhe. Rahin diz que Hassan e esposa morrem ao defender a casa antiga de Amir do Talibã, sendo que o filho do mesmo, Sorab, sobrevivera e se encontrava em um orfanato.
Amir volta ao Afeganistão, encontra Sorab na casa de um talibã (o estuprador Assef) que o comprara como objeto sexual.
Amir luta com Assef e a surra quase o deixa morto. Sarab acerta o olho de Assef com um estilingue, ao estilo do pai que também o ferira quando criança, e foge com Amir.
Amir sai do hospital e leva o menino Sarab para o Paquistão.
O consulado americano dificulta a adoção. Ao saber que deverá ficar em um orfanato para espera a adoção, Sorab tenta cortar os pulsos. Amir o socorre na banheira ainda em tempo.
Conseguem o visto de entrada nos EUA, Amir descobre sua fé em Deus, no entanto Sorab não volta a falar e perde o amor pela vida.
Em uma festa de afegãos, tempos depois, brincando de pipas com outros garotos, Amir corta a pipa de um rival, Sorab sorri. Amir corre atrás da pipa para tentar reconciliar-se com Sorab.
Seu IP: 54.156.54.104 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)