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Mensagem
Data: 09/07/2011 17:02:08
De: Alexandre
IP: 187.15.97.96
Assunto: Re: Como sacar o cesto da Ge 12KG?

Re: Como sacar o cesto da Ge 12KG?

Resolvido. Procedimentos que realizei para troca do retentor e os rolamentos da GE 12Kg (ESF120). Sinceramente, dá muito trabalho. Eu só fiz porque já tinha desmontado muita coisa pois achei que o problema de vazamento era na bomba. Eu pagaria uns R$200,00 pelo serviço 1º - Sacar o agitador?: utilizei o método que vi no youtube usando quatro pedaços de madeira. Sai fácil. 2º - Retirar a porca que trava o cesto: cortei ela com uma furadeira pois a mesma estava muito presa e já estava estragando a ferramenta para sacá-la (comprei numa loja de refrigeração por R$20.00). Essa peça nova custou R$3,00. 3º - Sacar o cesto: o suporte do cesto não saia por nada. Nem dando calor, batendo de leve, deixando WD de molho por dias. Nada deu certo. Cortei o encqaixe dele com uma micro-retífica. Ao removê-lo vi que estava com uma mistura de ferrugem e sabão. Não ia sair sem danificar o eixo. A peça nova custou R$55,00. 4º - Remover o calço e uma arroela onde a base do cesto (essa que cortei) fica apoiada. Elas devem estar com muito sabão seco. Tem que limpar com uma lâmina para sair. Ela é só encaixada. 5º - Deitar a máquina e soltar todos os conectores elétricos que ligam motor, bomba, etc. por baixo da máquina (tire uma foto antes para saber colocar tudo de volta depois. 6º - Soltar a base de metal que onde o motor e câmbio ficam presos. Todo o conjunto vai sair e então já é possível trocar o retentor. Para trocar os rolamento. Olhando a máquina por baixo, vemos que existem duas chapas de metal. Uma grande onde tudo está montado e outra que é aparafusada nela e que fica para cima. Os rolametos estão alojados nelas. Vai ser necessário demontar quanse tudo na máquina. Uma boa idéia é ir tirando fotos para depois voce saber montar de volta. 1º - Solte o motor. 2º - Solte uma trava que existe a ponta do eixo e que segura a polia. Puxe a polia. 3º - Solte os outros mecanismos para deixar o eixo sem nada nele. Vai sobrar as dias chapas presas uma na outra com o eixo e o câmbio (uma peça cilíndrica branca de plástico. 4º - Solte os parafusos que prendem uma chapa na outra e puxe a parte de baixo (da chapa maior). Se não sair na mão de umas batidas com o martelo. Cudado para não exagerar e nem torcer para não quebrar o câmbio que é de plástico. Esse eixo é dividido em duas partes e é o câmbio que une uma na outra. Essa parte é crítica. Cuidado para não entortar as chapas onde os rolamentos ficam alojados. 5º - Os rolamentos ficam muito presos nas chapas. Leve as duas partes num mecânico que eles têm prensa hidráulica e estão acostumados a fazer esse serviço. Será preciso conseguir um apoio correto (eu usei a parte externa de um rolamento de roda de carro que estava próximo da prensa). Se não usar um apoio correto, vai entortar as chapas e aí ferrou. Na hora que colocar o eixo de volta vai ficar torto. 6º - Monte tudo de volta. Boa sorte.
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Em resposta a:

Como sacar o cesto da Ge 12KG? (Alexandre alexandre.cederj2006@gmail.com - 15/05/2011 12:17:16)
Olá a todos. Bom, eu sou mais um dos consumidores lesados pela péssima marca GE. Como tenho alguma abilidade com mecânica, resolvi desmontá-la para ver se resolvo só que não estou conseguindo soltar o cesto. Já até removi a porca de alumíno (cortei ela) mas aquele parafuso que prende no eixo n...(ver)

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