Fórum criado para debate do texto: Eu e o Outro: Parceiros Essenciais (Margarida Serrão). Público Alvo: Acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena Parcelada - UEG / Uruaçu-GO Professora: Márcia Mendes Parceria: Multiplicadora: Simone Gomes Disciplina: Tecnologias na Educação

Tags: letras curso
25/10/2011 18:31
De: marcelo
IP: 200.103.10.54

Re: Re: Respostas das Atividades Propostas

Um passageiro, sentado num ônibus, observa os passageiros que estão de pé. Em alguns momentos, nota que eles se inclinam para a frente, em outros momentos, observa que os passageiros inclinam-se para trás; na maior parte da viagem, eles permanecem na sua posição normal.
À luz das leis de Newton, analise os possíveis movimentos do ônibus e justifique sua resposta.
14/07/2006 18:43
De: Maria Delodina Ferreira Alves e Sandra Mara Alves Nunes
IP: 200.140.127.166

Análise do texto: Eu eo outro: parceiros essenciais

1-Posicionando em relação à sociedade em que estamos inseridos pode-se notar que o ter e  o ser andam em verdadeiro confronto.  A sociedade capitalista na qual vivemos nos influencia cada vez mais a seguir esse rumo. Como educadores que somos e conscientes disto incentivar nossas crianças e jovens a ter um objetivo e traçar um projeto de vida calcado nessa reflexão e conscientização é de extrema necessidade.
2- Essa leitura influencia minha prática pedagógica referente ao reconhecimento dos limites, a estruturação da personalidade e a inserção do aluno no coletivo, no social. Gera regras, direitos e deveres que obrigatoriamente terão que ser absorvidos pelos alunos.
3-Sim. A valorização do aluno como ser, como gente, capaz de conduzir sua própria vida, saber que agindo certo ou errado provocará consequências é uma forma de resiliência. "Admitir-se imperfeito e mortal, reconhecer-se incompleto e faltante".Despertar nossos alunos para o seu potencial como pessoa transformadora dessa sociedade em que ele vive é também uma outra forma de resiliência.
Criar em nós professores a resistência frente às situações contradiotórias ao exercício de nosso sacerdócio. Ter sempre em mente nosso objetivo e espaço bem demarcado. Buscar conhecimento que encerra nosso desejo e nossa força perante as adversidades.
14/07/2006 18:19
De: Tanilza e Cida Paixao
IP: 200.140.127.166

Respostas

1 - Educar é uma arte, não possui forma e completa uma difícil missão: a de contribuirmos como formadores éticos das novas gerações na troca de experiência e reflexão de novas descobertas e experiências independentemente de modelos ou formas.
2 - Toda criança necessita de limites ao seu querer onipotente para adquirir "um rosto humano". Esses limites geram frustações que ela aprende a suportar e é esta aprendizagem que lhe permitirá conviver produtivamente com seus pares, inventando saídas criativas para as suas faltas.
3 - Sim. Na capacidade para proteger a própria integridade ameaçada e a capacidade para construiruma saída vital positiva, apesar das circustâncias difíceis.  E em minha vida, sim. Pois é entre nós que as coisas. Admitir-se imperfeito e imortal, reconhecer-se incompleto e faltante, mas ainda assim capaz de exercer-se criativamente, produzindo marcas diferenciais no entorno, fazendo a diferença no âmbito pessoal e coletivo. Desejo e força.  
15/07/2006 00:02
De: ANTONIO HORBILON, ANTONIO LUIS,IRENE FERREIRA DE JESUS
IP: 200.101.126.16

EU E O OUTRO

2-Contribui muito levando-nos a refletir sobre nossa ´prática pedagogica,considerando sempre os anseios e dúvidas de nossos alunos.bem como a perda de identidade  quando o mesmo sai da infância e entra na adolescência auxiliando-os na reorganização da sua identidade , para que sejam reconhecidos como semelhantes, observando sempre o vínculo afetivo ,os limites,o respeito m´utuo e a confiança no processo de desenvolvimento.
  OS  alunos geralmente espelham -se nos pais e professores (quando os vê como adultos significativos) . Cabe a nós educadores preparar nossos alunos para seremcapazes de se imaginarem
ultos, desejarem ser adultos ,com a certeza de que vale a pena o preço de crescer.
3-Sim.Enquanto educadores temos a responsa bilidade de ser  agentes ativos na potencialização da resiliência em nossos alunos, auxiliando na projeção de seus ideais , interlocutando na construção de seus planos ,ouvindo seus anseios, respeitando suas escolhas.
Como educadores a resiliência deve ser fator presente em nossas ações apesar das adversidades que perfazem nosso caminhos aceitando nossas falhas , adimitindo nossas imperfeições e sempre acreditando que somos capazes de transformar a realidade  daqueles que nos relacionamos no dia a dia.
14/07/2006 18:26
De: Anna maria de jesus e Deusdeth Maria da Silvaa
IP: 200.140.127.166

Avaliação

    1-Educar é uma arte, não possui receita pronta.                                                                                                                                                O ser humano é sencível como uma planta é preciso tratá-lo como carrinho e habilidade, agindo assim acredito ser possível a formação de indivíduos conscientes, independentes e amáveis.      
                                                                                                                                      2- Contribui muito para o saber lidar com o educando e ser para ele um espelho onde ele se ve belo e amável.                                                                                                                                
3- Sim. Transmitimos as fontes de pesquisa e acompanhamos o desenvolvimento do aluno.
14/07/2006 18:18
De: Neli Selma Faria/ Wanderly Maria de Paulo/
IP: 200.140.127.166

Análise de texto - Eu e o outro. Respostas as questões propostas.


Resposta 1 -
         Levando em consideração o texto da autora, bem como os dias de hoje. A educação dos nosso filhos e alunos deverá acontecer através do diálago e imposição de limites, mas postos em novas bases, as bases da troca e da escuta, para que o indivíduo se sinta reconhecido como semelhante. O vínculo afetivo, o respeito mútuo e a confiança no processo de crescimento individual e coletivo é imprescindível na formação do ser humano. Precisamos repensar a nossa postura enquanto formadores de seres humanos.
 Resposta 2 -
    Contribui na percepção de que todo ser em formação necessita e pede limites na sua aprendizagem e processo de formação. Mais importante é que estes limites podem gerar, e geram, frustrações que levam o ser a aprender suportar barreiras sociais, porém esta aprendizagem lhe permitirá futuramente a encontrar saídas  para suas falhas e acima de tudo conviver de forma produtiva com os outros. Proporcionar aos alunos confiança no processo de crescimento e transformação, a crença no seu pontecial e que estes podem desenvolver, uma história possível de compartilhar experiências.
  Resposta 3 -
     
      Sim, é possível passar ao aluno referenciais que irão contribuir na formação integral de seus valores e novos valores serão agregados a eles socialmente e que diante de uma situação adversa devemos refletir nossa ação, o que vale para o aluno quanto para o professor enquanto agente desta atividade de ressignificação.
14/07/2006 18:33
De: Noeme Rosa de Oliveira Fernandes e Gilvneide Santos Evangelista Esbalt
IP: 200.140.127.166

Análise do Texto: Eu e o Outro (... Serrão)

Respostas:
1 - Educar nos dias atuais não é uma arte muito fácil de praticar. Pois nosso filhos e alunos recebem uma mega carga de variadas informações, que acabam por interferir em sua formação.
Portanto fazendo uso de experiências vivenciadas e compartilhadas torna-se impertinente interferirmos na recepção destas informações, filtrando-as, selecionando-as e argumentando-as de maneira crítica tornando essas informações proveitosas para o seu desenvolvimento humano.  De acordo com o texto hoje hà duas vertentes que comandam a formação ética das novas gerações. A injunção do ter e do poder. Porém mediante as nossas responsabilidades de educadores é necessário que tenhamos posturas significativas na afirmação de nossos educandos fazendo com que eles sejam cidadãos voltados para a vida em sua essência, que tenham prazer de viver pelo que é possível ser e não pelo que é possivel ter.
2 - Contribuiu para fazermos uma reflexão sobre a nossa prática pedagógica. Pois contextualizando o texto indicado, podemos perceber que nós educadores somos responsáveis diretos pela moldura que damos à massa que recebemos, que são os nossos alunos. Mediante as nossas ações e interferências podemos contribuir muito na formação da personalidade de nossas crianças. Sabemos que o papel da mãe, do pai e do professor, tem fundamental importância no sucesso ou no fracasso dos adultos de amanhã.
3 - Sim. É possível proporcionarmos aos nossos educandos e a nós mesmos, por meio de nossas práticas pedagógicas o desenvolvimento desta virtude. Pois através da motivação e da perseverança podemos desenvolver o nosso potencial e o dos nossos alunos. Mostrando que é possível superar limites e barreiras na busca de alcançar com sucesso os nossos objetivos.
Seu IP: 54.81.88.93 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)