Com a leitura do texto "O papel do professor na criação de situações de aprendizagem" de Maria de Elisabete Brisola Brito Prado, e levando em consideração os questionamentos abaixo, dê sua contribuição neste espaço: 1)Quando uma informação transmitida pelo professor e/ou acessada pela internet, livros, vídeos, ou outros meios pode ser relevante para o aprendizado do aluno? 2) Quais os elementos que devem ser considerados na criação de uma situação de aprendizagem no contexto da escola? 3) quais são as possibilidades de o professor integrar as diferentes mídias na prática pedagógica?

Tags: professor
27/09/2004 19:17
De: Cleide Ferreira dos Santos
IP: 200.141.212.129-10.8.15.228

Papel do Professor


O Papel do Professor na Criação do Sistema de Aprendizagem
O Professor é um profissional pratico que foi preparado para ensinar, sua função dando aulas, para transmitir informações e definições. Hoje, o descompasso entre o novo paradigma, e que as características da escola são baseada no século passado. Com o surgimento da inovação a um novo perfil do profissional para conviver na sociedade da informação e tecnologia. As inovações estão se tornando cada vez mais rápidas e abrangentes, por meio da mídia.
Com essas informações requer uma nova forma de pensar a aprendizagem e o conhecimento. Isto significa, que o papel do professor precisa ser redefinido. Por isso não devemos pensar em ensino separado da aprendizagem, porque os conceitos estão inter-relacionados. A aprendizagem deve propiciar ao aluno a vivenciar ações reflexivas, que possa favorecer tanto aprende – com como aprender – sobre o pensar. Isto significa que o aluno deve aprender fazendo e construindo algo que lhe seja significativo.
O professor tem a função de observar, articular e orientar o aluno, fazendo a mediação pedagógica do aluno com o conhecimento, porém a estratégia de mediação pode ser constituída pelo diálogo, pelo questionamento e pelo feedback. Saber dimensionar e articular essas estratégias, não e simples porque não existem técnicas apropriadas, pois estas estratégias são recriadas pelo professor a partir da sua compreensão sobre a aprendizagem do aluno e da clareza de seus princípios da Teoria da Escolástica, segundo a qual a intenção é a qualidade característica dos atos psíquicos pedagógicos.
Cleide Ferreira dos Santos.
27/09/2004 08:25
De: Zilda Soares dos Santos
IP: 200.141.212.129-10.8.15.227

O Papel do Professor

1)Toda informação é valiosa quando possui algo que nós interessa. Por isso;para o aluno toda informação só tera valor se for relacionada com seu cotidiano, com suas opinições de escolha,por esse motivo a internet lhes trás tantas dedicação. Todo professor deve ter o preocupação de eccolher bem suas informações,pois todas devem estar ligadas diretamente com a vida dos alunos.
2)Todos nos so aprendemos fazendo ou vendo,por isso a escola deve propor sempre situações onde os alunos precisan raciocinar para revolver as situações, assim estarão fazendo é aprendendo.
3)Toda mídia possui seu lado positivo e negativo,sempre tento o cuidado de saber escolher tera infinitas opições, desde uma simplis consulta em um jornal a uma grande busca pela internet,depende das possibilidades que cada escola oferece.  
Seu IP: 54.196.69.175 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)