Fórum Oficial dos profissionais de saúde: ACS (Agentes Comunitários de Saúde), ACE's (Agenstes de Controle de Endemias), AVA's (Agentes de Vigilância Ambiental) entre outros. Atenção: Não aceitamos postagens anônimas ou fora de contexto dos objetivos desta ferramenta. Moderação: Equipe de moderadores. Nossa home page no Facebook: https://www.facebook.com/jornalagentesdesaude

Tags: de acs ace psf agente asa comunitario ava asace
28/12/2008 15:14
De: ace
IP: 189.74.180.110

Socorro

Ouve uma epoca que uma senhora,de nome se nao engano_me  liduina,tem bastante conhecimento sobre a nossa questao.Solicito a senhora se puder colocar alguma mensagem,que possa amenizar a nossa angustia agradeco desde ja.
10/12/2006 22:53
De: Samuel Camêlo - Recife-PE
IP: 200.191.17.252

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA EFETIVAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA EFETIVAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA NA EXPERIÊNCIA DO PITS EM MINAS GERAIS
 
 
Autora Principal:
FAHD, Dalida Leite
UFMG (Belo Horizonte - MG / Brasil)
Outros Autores:
QUEIROGA NETTO, Luciana de Lourdes
UFMG (Belo Horizonte - MG / Brasil)
ALVES, Marília
UFMG (Belo Horizonte - MG / Brasil)
Resumo do Trabalho:
A necessidade de expandir a assistência à saúde aos municípios desprovidos desse serviço, levou o Ministério da Saúde a promover um Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde PITS. Para reformulação do modelo assistencial foi adotada a estratégia do Programa de Saúde da Família; PSF, tendo sido firmado intercâmbio com Universidades, visando a estruturação de forma organizada dos serviços de saúde. Trata-se de um estudo descritivo da situação de saúde do município de Catuji ; MG, elaborado a partir do diagnóstico de saúde. Os dados gerais foram obtidos de fontes oficiais dos sistemas de informação. Para a descrição da população da área de abrangência do PITS, os dados foram coletados através de impressos e entrevistas realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde - ACS durante as visitas domiciliares. O diagnóstico revelou que a situação real apresentada pelos ACS é mais preocupante no que diz respeito aos problemas de saúde pública, nos grupos prioritários de assistência na atenção básica, quando comparada com dados oficiais. Para obtenção de dados mais próximos à realidade, a atuação do ACS mostrou ser de fundamental importância, conferindo maior fidedignidade ao diagnóstico. Para compreensão dessa questão, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da interferência da formação do ACS na efetividade do PSF. Como o PITS não só tem a responsabilidade de prestar assistência, como também de dar suporte administrativo, concluímos que o Programa pode funcionar como instrumento para realização de ações efetivas na reorganização do modelo de atenção básica. Ressalta-se a importância da formação técnica da categoria profissional do ACS na elaboração de um diagnóstico de saúde de melhor qualidade e maior confiabilidade que resultaria num planejamento mais realista para uma comunidade.

04/09/2010 15:01
De: JULINEI
IP: 187.53.25.229

OS OBJETIVOS DO FORUM

   NAO FUI EU QUEM CRIOU ESSE FORUM , MAS TENHO CERTEZA QUE QUEM O CRIOU NAO TINHA SE QUER O OBJETIVO DE SE ENVOLVER OU SE FAZ PROPAGANDA OU DEFAMAÇOES A DETERMINADO CANDIDATO .NAO ESTOU QUERENDO DEFENDER QUALQUER QUE SEJA O CANDIDATO SO QUERO DEIXAR CLARO QUE O OBJETIVO DESSE FORUM E DISCUTIR ASSUNTOS RELACIONADOS AS NOSSAS FUNÇOES DE ACE OU ACS QUE SEJA . OBRIGADO COLEGAS PELA ATENÇAO.
05/11/2009 07:56
De: francisco
IP: 189.10.118.175

Sindicato

acho q p/ paraar c/ tanta briga devemos criar o sindicato dos acs pois somos maioria absoluta e deixar o vandermã cuidar da categoria dele.
22/06/2006 19:28
De: Alan
IP: 200.163.86.127

SES efetiva 840 agentes comunitários do DF

SES efetiva 840 agentes comunitários do DF
(19/06/2006 - 16:24)
A partir do dia 30 de junho, 840 agentes comunitários que atuam no Programa Saúde da Família estarão efetivados como servidores celetistas dos quadros da Secretaria de Saúde do DF. Isto porque, baseada na Lei Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006, a governadora Maria de Lourdes Abadia assinou nesta quinta-feira, (21), às 11h, no Ginásio de Esportes do Senai, em Taguatinga Norte, decreto de sua autoria por meio do qual os agentes de saúde são admitidos na tabela especial de emprego comunitário do Distrito Federal vinculada à Secretaria de Estado da Saúde.
Os novos servidores são os mesmos agentes comunitários de saúde contratados anteriormente pela Fundação Zerbini. Com o novo contrato, eles terão mantidos todos os direitos e benefícios do contrato anterior.
Na prática, a medida tem por objetivo reforçar a assistência básica à saúde no Distrito Federal, apontada pela governadora como prioridade do governo, juntamente com as áreas de segurança e educação. "Queremos ressaltar que as equipes de saúde têm trabalhado dia e noite para resolver os graves problemas de saúde da população. A sociedade brasileira quer saúde, educação e segurança. O governo que não investir nessas áreas necessitadas de atenção, estará fadado ao fracasso, ao prejuízo e ao insucesso", advertiu Abadia.
O investimento em saúde preventiva, reforçada pela contratação e capacitação dos agentes de saúde que vão trabalhar diretamente com a comunidade na orientação dos cuidados com a saúde, vai evitar os grandes problemas dos hospitais lotados, com filas nas marcações de consultas e procedimentos cirúrgicos, todos de natureza curativa. "Vamos investir em vocês para melhorar o atendimento e a produção. Vamos deixar os hospitais para as intervenções cirúrgicas e atendimentos de maior complexidade. Vamos promover no DF o melhor sistema de saúde do Brasil", disse a governadora para cerca de 500 pessoas que se encontravam no local.
Antes da assinatura do decreto, Maria Abadia, acompanhada do secretário de Saúde do DF, José Geraldo Maciel, do secretário-adjunto de saúde, Mário Sérgio Nunes, dos subsecretários, do diretor do HRT, Alexandre Visconti Brick, e outros diretores de unidades de saúde, visitou as novas instalações da Hemodiálise do Hospital Regional de Taguatinga e parte das obras do bloco cirúrgico e obstétrico do hospital.
Fonte: site da SES/DF --> www.saude.df.gov.br
22/05/2010 17:53
De: jose agatonico bezerra (agatonico-boy@hotmail.com)
IP: 187.19.248.206

Desgraçado do lula merece é desaparecer do mapa

olá gente, infelizmwente o infeliz do lula nao estar nem ai para nosso assunto a respeito do salario...
este troço merece escafeder mesmo..
dgo com rtodas as letras que votar num safado desse é porque nao tem vergonha mesmo,, ou é doido..........................
boa nt.
me liguem 8494025087 (claro) me add ai {agatonico-boy@hotmailo.com}
estou prcisando urgentemente de um emptego que preste, sou formado em pedagogia, tenho pósgraduaçao em educaçao, sou tecnico de enfrmagem por favor quem estiver precisando de um empragado me avisem por favor, ser agente de saude nao dá mais cansei.... pior com esse barbudo, espero que oserra faça alhguma coisa por nós.
09/02/2006 15:05
De: LAEDNA(ACS TERESINA-PI)
IP: 201.32.161.145-

PEC 007

ACHO QUE DEVEMOS FICAR MAIS ATENTOS COM A PEC.ME PARECE QUE CONTINUAMOS SENDO USADOS PELOS POLITICOS.ESTÃO FAZENDO MÉDIA,NOS ENGANANDO PARA CONSEGUIREM VOTOS,POIS A PEC É UMA VERDADEIRA FURADA,SÓ BENEFICIA OS GESTORES.ESTÃO USANDO AS IRREGULARIDADES DE ALGUMAS CONTRATAÇÕES PARA DIZEREM QUE ESTÃO FAZENDO ALGO POR NÓS.E ME PERGUNTO E OS AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS COMO FICAM? DEVEMOS ENXERGAR MUITO MAIS ALEM,DEVEMOS SER CONTRATADOS DE FORMA DIRETA,EFETIVA E ESTATUTÁRIA POR NOSSOS GESTORES, POIS PASSAMOS POR CONCURSO,EXAMES MEDICOS,TREINAMENTO E PERIODO PROBATORIO... DENTRES OUTRAS COISAS.COMO DIZ NOSSO COLEGA ROBSON "AGORA SE FUDEU TUDO".E FINALIZO DIZENDO:ATENÇÃO NÃO PERMITAM QUE NOS SEJAMOS USADOS COMO TRAMPOLIM PARA OS POLITICOS.VAMOS CENTRAR NOSSOS INTERESSES E BUSCA-LOS.    
28/07/2008 22:05
De: LUCIANA
IP: 201.22.138.56

ELAINE

GAROTA PARE DE SER EGOCENTRICA,PARE COM ESTE DISCURSO INÚTIL ,VOCE ESTÁ SE TORNANDO INSURPOTÁVEL VAI ESTUDAR PARA PASSAR NUM CONCURSO MELHOR,NOS DEIXE EM PAZ.
09/10/2008 17:26
De: WANDERMAN (wandermanvalero@hotmail.com)
IP: 201.2.11.48

VERDADES

              Concordo com você amigo, porém temos que jogar limpo, primeiramente acho que este fórum e muito serio para ser usado por anônimos, qual o problema de se identificar? Não vejo nenhum, outra coisa não posso enganar ninguém, passo o tem acontecido realmente, se identifique e tire tuas duvidas, se souber tentarei responder, se não vou procurar respostas concretas, sei perfeitamente da ansiedade de todos, também estou, como todos, tenho família, não brinco de ser representante,
Vejam, o Alex postou; Data: 09/10/2008 16:42
De: Alex
IP: 200.193.236.34
Assunto: Re: Agente lutando pelo agente
Em seguida com o mesmo IP postou; Data: 09/10/2008 16:55
De: AVA
IP: 200.193.236.34
Assunto: Até Quando?
Amigos da Diretoria do SINDVACS, até quando iremos ficar na incerteza da troca de regime e melhoria salarial? E quanto a DIVAL, o que esta acontecendo por lá? O Dep. Dr. Charles deveria se empenhar mais em nosso favor não acham? As Chuvas estão chegando e a categoria insatisfeita e sendo cobrada cada vez mais. A subsecretária está do nosso lado? Muitas dúvidas em relção a nossa categoria.
Você acha que tudo que o Dep.Dr.Charles tem feito e pouco, basta olhar como estávamos há 3 anos atrás, compare com os dias de hoje.
Por que não se identifica. Vou continuar postando in loco sempre a verdade mesmo que estas não agradem.
                                                  Wanderman Valero Martins
                                                  PRESIDENTE DO SINDVACS/DF
28/10/2008 12:06
De: nilza (nilzinhavida@hotmail.com)
IP: 200.187.217.2

Estatutario

gostaria de saber depois desta votação quais são os passos que serão dados para que realmente consigamos passar a sermos estatutarios ?
06/04/2006 10:08
De: Associação dos Agentes de Saude do Convenio Ministério/Prefeitura
IP: 200.194.102.130-

Diretrizes sobre EMC 51

Olá companheiros.Gostaríamos de saber como está o processo de criaçaõ de diretrizes da EMC 51 pra os A.C.S E A.C.E,para sua aplicabilidade em menos tempo possível.E-mail asascomp.asascomp@ig.com.br.
28/01/2009 00:04
De: francisco das chagas ( kiko ACS) (sindacoscup@hotmail.com)
IP: 201.18.173.34

Resposta de salario

Amigo ACS o salário de R$ 830,00 foi aprovado na 13ª Conferencia Nacional de Saúde (CNS), e todas as políticas aprovadas pele CNS tem que ser posta em pratica nos 4 anos seguintes “isto na teoria” mais na pratica não acontece, e um dever nosso fazer valer esta determinação que consta no relatório final da CNS, para isso ser possível e necessária a mesma garra e determinação da emenda 51.
Obrigado a todos e que Deus ilumine nossos caminhos.
28/02/2006 19:41
De: VIDDAL (fylososandro@yahoo.com.br)
IP: 200.181.80.168-

EC 51 UMA PROBLEMÁTICA?

COLEGAS, NÓS TAMBÉM TEMOS DIFICULDADE EM ENTENDER A EC 51 MAS VEJA BEM, QUANDO ELA RETRATA QUE SÓ PODERÃO SER CONTRADOS ATRAVÉS DE CONCURSO PÚBLICO ISTO SIGNIFICA QUE ESTE PRINCIPIO É SO UM, O REGIDO PELA CONSTITUIÇÃO, QUE NOS GARANTE SER EFETIVOS, POIS OS PROCESSOS SELETIVOS QUE NAO GARANTEM ESTE MESMO DIREITO JÁ EXISTEM, OS CONCURSOS PUBLICOS PARA EFETIVAÇÃO ESTAO PIPOCANDO EM TODO BRASIL ATÉ A PREFEITURA DE TEJUÇUOCA, Estado do Ceará JÁ ABRIRAM AS INSCRIÇÕES, BASTA O AGENTES DE CADA CIDADE SE ORGANIZAREM E PRECIONAR PARA  A EXECUÇÃO DA EC.OU ESTOU EQUIVOCADO?
Seu IP: 54.145.243.51 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)