Criar forum gratis
Seja bem-vindo ao nosso forum. Participe registrando a sua mensagem, informação ou pedido sobre Copa do Mundo, Esportes em Geral, Hinos, Bandeiras, culturas e Países. Faça o seu pedido cultural ! Este forum é uma grande fonte de pesquisa e pedidos para estudantes. Aproveite ! Somos um veículo de apoio ao seu trabalho escolar. Não deixe de fazer o download do Hino do Penta a música que deu sorte ao Brasil na Copa 2002. Você vai gostar ! Ingresse na Torcida Brasil. Estamos esperando por você. Visite : http://www.torcidabrasil.com
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]

Veja mais:

Mensagem

Espanha - Resumo Histórico

De Adalberto em 01/06/2003 20:45:20 a partir de 200.158.12.44-200.158.12.44

História da Espanha
Um antigo país que na Antiguidade foi ocupado por fenícios, gregos e catargineses, foi anexada ao Império Romano em 45 a.C. No século V os vândalos germânicos tomam o país, e são expulsos pelos visigodos, estes mais tarde são depostos pelos mouros, que ocupam uma grande parte da região.
Nos séculos X e XI surgem os pequenos reinos cristãos no Norte, terras que se sobressaíram ao domínio mouro, são Navarra, Castela, Leão e Aragão. A união definitiva desses reinos, que formaram a Espanha, deu-se em 1469, com o casamento de Fernando e Isabel, um rei de Aragão e a outra, rainha de Castela, os chamados reis católicos. Porém a Espanha não era ainda um reino unificado, estes reis impuseram a lei e reconquistaram as terras de forma estupenda. Expulsaram os mouros, judeus, utilizando do Santo Ofício, um nome que marca nessa história é Tomás de Torquemada (Inquisidor geral da Espanha), que se estabeleceu em Toledo), implantando assim a inquisição na Espanha, uma das mais cruéis da história.
Em 1492, Colombo vai em busca do novo mundo, patrocinado pelo trono espanhol, que esperava explorar estas novas terras, indo em busca de ouro e matérias valorosas. Outras expedições também foram patrocinadas, como as viagens de Hernán Cortés (ao México asteca) e Francisco Pizarro (ao mundo inca).
Os Habsburgos: Joana, filha dos reis católicos casa-se com Felipe, o filho do imperador da Áustria Maximiliano I, o filho de Felipe, futuro Carlos V, tornou-se em 1516 rei da Espanha, logo após imperador da Áustria e do Sacro Império Romano Germânico. A Espanha nesta época era um império poderoso, com um forte exército e uma marinha competente.
Em 1580, Portugal e sua colônia, o Brasil vivem sob o julgo do reino espanhol, conseguindo a liberdade em 1640. Oito anos após essa data a Espanha reconhece a independência da Holanda e rompe com o ramo austríaco da família Habsburgo. Em 1796 alia-se a França de Napoleão Bonaparte.
A Espanha foi uma grande potência colonial, diferente de Portugal, que explorava as costas litorâneas, para tempo depois ir explorar o interior dos seus domínios, a Espanha invadia o interior, saqueando as riquezas e destruindo a cultura dos povos que viviam nas terras que explorava, como é o caso do México.
No século XVIII, a Espanha chegava ao fim de um longo processo de decadência. Sua população declinara devido à emigração para a América e as constantes pestes que assolaram o país. No final do século XVIII, possuía apenas 10 milhões de habitantes. As cidades não haviam se desenvolvido e as constantes guerras com os inimigos haviam exaurido o tesouro espanhol. A Dinastia Bourbon, que governava a França assumiu o poder na Espanha. O comércio espanhol com suas colônias perdia muito devido ao contrabando.
Atualmente, a sua forma de governo é a monarquia parlamentarista, o rei é Juan Carlos I (desde 1975), ano que marca a queda de Francisco Franco, ditador que governou este país do período de 1939 até 1974. O primeiro ministro é José Maria Aznar López (Partido Popular). O clima é mediterrâneo e oceânico. A sua moeda é a peseta.
A Espanha foi uma potência colonial entre os séculos XV e XVII, espalhando pelo mundo sua língua, que é falada em quase toda a América do Sul, atualmente tem uma grande importância para nós brasileiros, pelo fato do nosso mercado comum "Mercosul" possuir dos quatro países que fazem parte, três que utilizam desta língua espanhola como idioma oficial.
Espanha, um país marcado por culturas distintas, em um só lugar vivem catalães, bascos, galegos, andaluzes, povos predominantes nesta península. Este país cobre cerca de 80% da Península Ibérica. Terra das touradas e música flamenca, que encantam o mundo inteiro com seus costumes "calientes". Cercada por muitos mares, golfos e costas.
Ultimamente vem sofrendo com os atentados realizados pelo ETA (Euskadi Ta Askatasuna), grupo basco que luta pela liberdade do País Vasco, região autônoma, com língua própria (Euskara), povo de traços fortes e poder econômico, no Brasil, conhecemos uma importante instituição financeira deste lugar o BBVA (Banco Bilbao Viscaya). Tendo cidades belíssimas e de turismo forte como San Sebastian, Bilbao. E na suas costas o Mar Cantábrico. Culinária de traços voltados para os frutos do mar. Não esquecendo de destacar a pequena cidade de Guernica, que durante a Guerra Civil Espanhola foi bombardeada pelas tropas militares, e inspirou Pablo Picasso a pintar a sua tão famosa tela "Guernica".
Viajando um pouco mais poderíamos conhecer a Catalunha, onde a sua capital, Barcelona, é um dos lugares mais visitados no mundo. Lá assistiríamos a dança regional (a sardana) e visitaríamos a catedral da sagrada família, uma grandiosa obra arquitetada por Antoni Gaudí. Uma cidade que não para nunca, os barcelonins, como são chamados os barceloneses no idioma catalão, cultuam a siesta, um cochilo tirado do meio-dia às 3 da tarde, revigorando as energias para serem gastas durante a noite. Por sinal em turismo, a Espanha é o segundo país mais visitado do planeta.
Em Andaluzia pode-se observar traços difundidos da cultura moura, grandes mesquitas como é o caso da mesquita de Córdoba de 1200 anos e o maior castelo mouro da Europa, o Alhambra. Ver ciganas dançando o flamenco nas cavernas como a duzentos anos atrás em Sevilha, é um simples fato. As toradas, o vinho, as praias neste lugar são mais vibrantes.
Na Galícia, destacamos o tão percorrido "Caminho de Santiago de Compostela" que tem o seu inicio na França, terminando assim, na cidade de Santiago.
Em Navarra, no mês de Julho, acontece a bela festa de SanFermín, na cidade de Pamplona, com direito ao encierro (solta-se os touros na rua, e os participantes correm com seus lenços vermelhos entre o pescoço).
Na região de Valencia, existe uma conhecida festa chamada de "La Tomatina", tonaladas de tomates são distribuídos e as pessoas jogam tomates umas nas outras. É nesta mesma região que se pode saborear a melhor "paella" da Espanha, prato típico deste país preparado com arroz, temperado com açafrão, e cozido com frutos do mar, frango, coelho, porco e verduras.
La Mancha é a região de Cervantes e a qual o inspirou a escrever a grandiosa obra Don Quixote, o valente cavaleiro. Até hoje existe os moinhos, as muralhas da cidade de Toledo, belíssimos castelos.
Grandes figuras constituem a cultura espanhola, como Pablo Picasso (pintor cubista), Gaudí (arquiteto catalão), Joan Miró (pintor nascido em Barcelona), Diego Velasquez, Salvador Dalí, Goya, Cervantes (escritor de Dom Quixote)....

Respostas:

Espanha - Resumo Histórico (RAYDEN lordraydenx4@hotmail.com - 07/07/2008 14:34:14)
oi oi o oioio ioioi oio oii oi o ...(ver)
Espanha - Resumo Histórico ( - 14/08/2008 16:45:08)
Conclusões Todas as 12 marcas de Bandeira do Brasil analisadas foram consideradas não conforme em relação à legislação aplicável. Cabe destacar que as marcas de Bandeira do Brasil feitas em tecido são, em sua maioria, confeccionadas por costureiras e de forma semi-artesanal, acarretando uma imp...(ver)
Espanha - Resumo Histórico ( - 07/09/2008 11:30:46)
não me adiantou em nada!!!!! Poh vê se faz as coisas direito!!!! ...(ver)
Espanha - Resumo Histórico (lucas - 19/06/2008 16:43:37)
é muito interessante ,parabéns...(ver)
Espanha - Resumo Histórico (Luzia Viana - 10/11/2008 10:15:16)
Preciso Fazer uma pesquisa sobre a História da Espanha, como é muito extensa, preciso que seja o resumo. Atenciosamente, ...(ver)
Espanha - Resumo Histórico (aline de fatima dos santos - 03/07/2009 08:29:39)
Adorei o resumo sobre a Historia da Espanha,um trabalho otimo....(ver)
Espanha - Resumo Histórico (DOMINIQUE - 12/07/2010 15:27:28)
DALE ESPANHA PARABÉNS !!!!!!!! ESPERO QUE CONTINUEM ASSIM DOMINIQUE BRASIL-RS VITÓRIA MERECIDA...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2014 -   http://www.insite.com.br