Fórum destinado aos 2° anos da Escola Estadual Floriano Peixoto para que os mesmos discutam medidas para a diminuição do EFEITO ESTUFA.

Tags: meio ambinte
30/05/2010 18:07
De: Eticyane Queiroz dos Santos 2"B" Nº - 16 (eticyanequeiroz@yahoo.com)
IP: 200.199.55.85

Efeito Estufa

        A emissão e acumulação de gases como o dióxido de carbono na atmosfera, é conhecida mundialmente como efeito estufa, ou de uma maneira mais simplificada como o aquecimento da terra pela emissão excessiva de gases poluentes.
       Entre as principais causas do efeito estufa estão: a queima de combustíveis fósseis (tanto a nível industrial como urbano); a devastação e queima de áreas florestais como a floresta Amazônica; a associação destes e outros processos. Sendo assim, existem muitas controvérsias e muitas teorias sobre este assunto, onde algumas entidades ecológicas intitulam as queimadas da Amazônia como um dos principais causadores do efeito estufa.
     Sendo assim o presente trabalho pretende demonstrar de maneira sucinta as diferentes interpretações sobre as causas e consequências das queimadas na Amazônia sobre o efeito estufa.
02/06/2010 12:27
De: elizabeth rocha santos 1 "L"
IP: 187.41.21.173

Resposta


Todos nós devemos contribuir para a diminuição do Aquecimento Global.
Não desmatando as florestas,Não desperdiçar  água e nem enérgia Elétrica, e tirar de circulação os carros velhos, pois eles são os principais  poluentes por causa da  fumaça preta que sai desses carros  antigos.
Devemos também Reciclar o LIXO,Para diminuir a poluição pois muitos Plásticos,garrafas e papel que ficam poluindo os rios e o Meio Ambiente Se fossem reciclados a poluição diminuiriam muito.
Todos nós temos o poder de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa pois se cada um fizesse a sua parte nós poderiamos o Efeito estufa.
01/06/2010 22:20
De: Hildilane Ferreira 'Nº 14' 2ºano"B"
IP: 200.202.207.98

Efeito Estufa

O efeito estufa sempre existiu deste que a Terra é Terra.
Nos tempos passados, ele era benéfico, porque retinha parte do calor do sol que penetrava no nosso planeta. Assim, ele evitava o congelamento e a extinção da vida por aqui.
Mas só que nos tempos atuais, a quantidade exorbitante de gases poluentes emitidos na atmosfera fez do efeito estufa um problema.
Temos que combater, portanto, essas emissões. Controlá-las, sabe? Isso não vai ser nada fácil, porque os maiores poluidores do ar, como os Estados Unidos, não quiseram diminuir as emissões de gases poluentes alegando que isso prejudicaria a sua economia.
Agora, nos resta tomar medidas como estas, para que a situação não piore ainda mais:
Consequências da ampliação do efeito estufa
- Aumento da temperatura do planeta
- Degelo das calotas polares
- Aumento do nível do mar
- Chuvas de monções
- Extinção de animais e plantas.
Maneiras de diminuir o efeito estufa
- Reflorestamento(floresta jovem consome mais CO2 do que as antigas)
- Fechar chaminés das indústrias
- Medidas obrigatórias determinadas pelo governo para reduzir os problemas.

-As mudanças climáticas globais têm se destacado como um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente, e que iremos enfrentar no futuro próximo. Na verdade, as mudanças globais sempre ocorreram naturalmente na história do nosso Planeta, alternando ciclos de aquecimento e resfriamento. Esse processo possibilitou a formação da atmosfera e a estabilização da temperatura terrestre em níveis adequados à vida. Porém, desde a revolução industrial, no século XIX, houve uma queima muito grande de combustíveis fósseis com o lançamento de grandes quantidades de carbono para a atmsofera provocando uma aceleração no ciclo de aquecimento global, ou seja, o planeta está aquecendo mais rápido do que deveria.
01/06/2010 15:28
De: edlania lopes da silva n°13 2º ano "A"
IP: 200.199.55.86

Efeito Estufa e Aquecimento Global

A emissão e acumulação de gases como o dióxido de carbono na atmosfera, é conhecida mundialmente como efeito estufa, ou de uma maneira mais simplificada como o aquecimento da terra pela emissão excessiva de gases poluentes.
    Mas podemos diminuir o efeito estufa evitando a emissão de gases exorbitantes na atmosfera, deixando de andar de carro,para andar de bicicleta, a pé, deixando de jogar lixos nas ruas, nos rios, nao fazer queimadas e  etc...
29/05/2010 09:23
De: Thailane Daniele Vieira Dos Santos
IP: 200.199.55.85

Efeito Estufa

 Podemos diminuir, evitando a emissaõ de gases escorbitantes na atmosfera.  Naõ sujar ruas, jogar lixo em rios, piscinas,praias etc...
  O problema é o agravamento do efeito estufa e velocidade da mudança. Podemos evitar que falem para as pessoas, que essas industrias naõ soltem gases que esta poluindo nossa terra.
           
                             nomo: Thailane Daniele Vieira Dos Santos   n; 45
                                          serie; 2 ano ''B''                  
29/05/2010 20:27
De: THAYS CALHEIROS
IP: 187.68.23.208

Aqueçimento global

O aquecimento global é um problema que diz respeito a todos nós, pois ele coloca em risco a nossa própria sobrevivência. Tempestades por todo o mundo, ciclones, furacões, dentre outros desastres naturais, são sinais de que a coisa tende a ficar ainda pior.
Para evitar que o aqueçimento global fique ainda pior temos que diminuir o uso de produtos tóxicos e sprais, mais se só uma pessoa fizer  o correto não vai adiantar nada todo o mundo tem que colaborar plantar mais árvores, limpar os rios poluir menos etc...DEUS criou um mundo rico e saldavel para nos seres vivos mora porém esta sendo destruido por não sabermos cuidar o efeito estufa na camada de ozônio rios contaminados eo ar poluido mais nem udo esta perdido o ara não esta todo poluido nem toda água contaminada é so termos um pouco de conciência para ajudar o nosso querido planeta.
nome:thays carine pereira calheiros nº60
        girlene araújo
        joseanns vieira nº27
       paulo jorge monteiro filho nº55
       naide soares dos santos nº54
       erivâne
       plicia cavacante nº57
       lidia valeria justino nº38  
       serie/turma :1ºano L
31/05/2010 09:04
De: TAIUNNIS DE OLIVEIRA BORGES
IP: 187.41.6.5

EFEITO ESTUFA

SABEMOS QUE O EFEITO ESTUFA E CAUSADO POR TODOS NÓS,E QUE FAZEMOS ISTO ,COLOCAMOS EM RISCO NOSSA SAÚDE .TAMBÉM NOSSO PLANETA SOFRE,POIS AOS POUCOS ELE VAI SOFRENDO MUDANÇAS AMBIENTAIS E GLOBAIS.
PODEMOS, NÃO ACABAR ,MAIS DIMINUIR ESSE EFEITO;ACABANDO COM AS QUEIMADAS,DESMATAMENTO DAS FLORESTAS,ELEITA CONSTRUÇÕES PROXIMOS AOS MARES;POIS A NATUEZA SE REVOLTA COM TUDO ISSO,PROVOCANDO TERREMOTOS,ENCHENTES MUDANÇAS DE CLIMAS E ETC.
ENTÃO TENTAR,NUNCA É TARDE, VAMOS PRESERVAR A EXISTÊNCIA DE NOSSO PLANETA.
ESCOLA ESTADUAL FLORIANO  PEIXOTO  
SÉRIE: "2º" "B" Nº 44
28/05/2010 14:55
De: Edson Ferreira
IP: 200.199.148.94

O Efeito Estufa

                             O Efeito Estufa
 O efeito estufa é um fenômeno natural responsável pelo aquecimento do planeta, sem ele seria impossível haver condições propicias a vida na Terra. Seu objetivo é manter o equilíbrio da temperatura, porém a ação humana tem agravado os resultados e promovendo graves alterações climáticas. Ao passo que o efeito estufa assume uma postura perigosa, ele passa a ganhar o nome de aquecimento global
  A atmosfera precisa reter calor, mas essa camada que fica em torno da Terra está sendo dominada pelos gases como é o caso do CO2 e do metano. Esses poluentes resultam da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo), recurso que caracteriza o processo de industrialização que o homem tanto priorizou sem levar em conta os danos que seriam causados ao meio ambiente.
 Com a elevação da temperatura terrestre, algumas conseqüências já podem ser constadas pelo mundo. As calotas polares estão derretendo, colaborando para a elevação do nível do mar e também para a inundação de cidades litorâneas. O aquecimento global também intensifica os desastres naturais como furacões e tsunami. Alguns biomas serão alterados caso a temperatura terrestre continue aumentando, esse é o caso da Amazônia, a maior reserva de água do mundo corre o risco de se tornar um cerrado. Devido as alterações sofridas pelos habitats, muitas espécies de animais podem entrar em ritmo de extinção.
A população mundial aos poucos começa a tomar consciência do desequilíbrio ecológico, mas é fundamental que os países considerados os mais poluidores (Estados Unidos e China) passem a adotar o desenvolvimento sustentável como uma estratégia de minimizar os efeitos do aquecimento. É necessário que haja também investimentos em fontes de energia renovável e bicombustíveis que sejam capazes de substituir o petróleo.
Alunos: Edson   Jadson   Jessica Leilane  Jardiel     Nº  11 18 21 54  
Turma: ”G”  serié: 2º
28/05/2010 16:03
De: Luana Mendes
IP: 187.41.50.94

Efeito Estufa

O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.O efeito estufa, embora seja prejudicial em excesso, é na verdade vital para a vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas. Porém, o excesso dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa, ao qual desencadeia um fenómeno conhecido como Aquecimento Global, que é o grande vilão.
Cabe aqui comentar que o efeito estufa não é um mal em si, pelo contrário, a humanidade, e a maioria dos seres vivos hoje existentes simplesmente não existiriam sem este fenômeno, pois a Terra teria uma temperatura média de cerca de 6 °C negativos. Esta seria, pois, um congelador de grandes proporções. O problema é o agravamento do efeito estufa e velocidade da mudança.
Série: 2° ''G''
Alunos: Adriano  N°:01
           Luana Mendes N°:43
31/05/2010 11:07
De: dayana cabral da silva
IP: 187.41.6.5

Efeito estufa e as mudanças globais

Como podemos diminuir o efeito estufa e as mudanças globais?
R: não fazendo queimadas e tentar mobilizar as pessoas,os donos de industrias
Para não  queimar os Combustíveis Fósseis ,porque a maior parte de poluidores está
No Brasil.
Então se as pessoas conseguirem mobilizar outras pessoas e essas pessoas conseguissem mobilizar o mundo todo, não haveria tanta destruição e morte no mundo inteiro por causa do efeito estufa e as mudanças globais.
nome:dayana cabral da silva N:06
série:2 ano C
Escola Estadual Floriano Peixoto
Prof:Joselda
27/05/2010 12:59
De: jessica maria
IP: 187.41.47.226

Efeito Estufa

As consequências do efeito de estufa serão sentidas tanto a nível global como a nível regional, afectando um pouco por toda parte os vários países.
O aquecimento global poderá levar à ocorrência de variações climáticas tais como: alteração na precipitação, subida do nível dos oceanos (degelos), ondas de calor. Assim é natural registar-se um aumento de situações de cheias que consequentemente irá aumentar os índices de mortalidade no planeta Terra.
 Uma profunda alteração do clima terá uma influência desastrosa nas sociedades afectando a produção agrícola e as reservas de água, dando origem a  alterações económicas e sociais.  
A maior parte dos gases de estufa têm fontes naturais , além das fontes antropogénicas, contudo existem potentes mecanismos naturais para removê-los da atmosfera. Porém, o contínuo crescimento das concentrações destes gases na atmosfera dão origem a que , mais gases sejam  emitidos do que removidos em cada ano.  
Tem havido um aumento considerável de 25% de CO2 na atmosfera. Os níveis de CO2 variam consoante a estação, sendo esta variação mais pronunciada no hemisfério norte, visto que apresenta uma maior superfície terrestre, do que no hemisfério sul. Este facto ocorre devido às interacções que ocorrem entre a vegetação e a atmosfera.  
Floriano peixoto Jessica 34, edilene 19, jadson 31; alexandrina 04, maria eliane
31/05/2010 11:07
De: maria daiane da silva basílio
IP: 187.41.73.99

Como podemos diminuir o efeito estufa e as mudanças globais?


o efeito estufa é o acúmulo de gás carbônico na atmosfera, emitido pelos motores de carros, caminhões, navios, ônibus e aviões, queimadas, etc.,podemos diminuí-lo com coisas realmente simples como:andar de bicicleta em vez de veículos movidos a combustíveis fósseis,Usar sacolas retornáveis,tem o combustível natural, que ajuda a diminuir estrago que os combustíveis fósseis estão fazendo,tem também o MDL:
mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é um dos mecanismos de flexibilização criados pelo Protocolo de Quioto para auxiliar o processo de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) ou de captura de carbono (ou seqüestro de carbono) por parte dos países do Anexo I,preservar florestas,por que sabemos que um dia precisaremos delas,plantar arvores,evitar queimadas O aquecimento qlobal é um problema que afeta a todos!
maria daiane da silva basílio nº37  2º ano “c”
29/05/2010 15:11
De: Luanna Ataide Costa Acioly Nº18
IP: 201.18.165.103

Efeito Estufa e Aquecimento global

  Todo mundo deve fazer sua parte para evitar o aquecimento global,começando pelas industrias que prejudica bastante o meio ambiente e causa a poluição na atmosfera,esse fenômeno vem se agravando cada dia mais.O efeito estufa é um fenômeno natural muito importante, Sem ele a Terra seria muito fria e não haveria vida.   Ohomem não o provoca  ele  amplia esse fenômeno, gerando um grande problema ao planeta.
19/05/2010 17:42
De: josé ronei dos santos
IP: 200.199.148.94

Efeito estufa

A poluição atmosférica é uma das principais causas do aquecimento global. esta tal causa está se alastrando através de:gás carbônico. O desmatamento e as queimadas de matas, floresta etc...  também colaboram para este processo.
                                   escola: Estadual Floriano Peixoto.    
                                   Disciplina: Química                      Prof: Ingrid                Série: 2º  '' E''
                                              alunos: josé ronei   n:26
                                                         fábio           n:10
                                                         rodolfo        n:45
                                                         flávio          n:11
                                                         josias         n:29
26/05/2010 19:00
De: Alex pinheiro
IP: 200.199.55.85

Efeito estufa

O efeito estufa (português brasileiro) ou efeito de estufa (português europeu)é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenómeno conhecido como aquecimento global. O IPCC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Organização das Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988) no seu relatório mais recente[1] diz que a maior parte deste aquecimento,observado durante os últimos 50 anos, se deve muito provavelmente a um aumento dos gases do efeito estufa.
Os gases de estufa (dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), Óxido nitroso (N2O), CFC´s (CFxClx) absorvem alguma radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30 °C mais quente do que estaria sem a presença dos gases «de estufa».
Um dos piores gases é o metano, cerca de 20 vezes mais potente que o dióxido de carbono,é produzido pela flatulência dos ovinos e bovinos, sendo que a pecuária representa 16% da poluição mundial. Cientistas procuram a solução para esse problema e estão desenvolvendo um remédio para tentar resolver o caso. Na Nova Zelândia pensou-se em cobrar-se taxas por vaca, para compensar o efeito dos gases emitidos.[2]
Ao contrário do significado literal da expressão «efeito estufa», a atmosfera terrestre não se comporta como uma estufa (ou como um cobertor). Numa estufa, o aquecimento dá-se essencialmente porque a convecção é suprimida. Não há troca de ar entre o interior e o exterior. Ora acontece que a atmosfera facilita a convecção e não armazena calor: em média, a temperatura da atmosfera é constante e a energia absorvida transforma-se imediatamente na energia cinética e potencial das moléculas que existem na atmosfera. A atmosfera não reflete a energia radiada pela Terra. Os seus gases, principalmente o dióxido de carbono, absorvem-na. E se radia, é apenas porque tem uma temperatura finita e não por ter recebido radiação. A radiação que emite nada tem que ver com a que foi absorvida. Tem um espectro completamente diferente.
O efeito estufa, embora seja prejudicial em excesso, é na verdade vital para a vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas. Porém, o excesso dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa, ao qual desencadeia um fenómeno conhecido como Aquecimento Global.  
Seu IP: 54.227.6.156 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)